Ensinar Ciências no Ensino Fundamental 1 é algo que pode ser feito de forma engajadora e divertida, quando apoiado por meio das chamadas Metodologias Ativas.

Imagine-se em sala de aula, diante de um conteúdo complexo que consta na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Mas vá além, e imagine que além de apresentar textos, explicar e aplicar uma prova, você precisa garantir que as crianças aprendam, de fato, aquele conteúdo. 

Mais do que cumprir a BNCC, os professores desejam que todas as crianças saibam aplicar – e até mesmo ensinar – fora da escola o que aprendem em sala de aula.

Por isso, trabalhar os conteúdos de ciências com uma aprendizagem mão na massa e ativa pode transformar a sua sala de aula em um ambiente de experimentação, descoberta e criatividade.

A plataforma Experimentando a BNCC foi desenvolvida pensando justamente nisso: apoiar o processo de ensino-aprendizagem em sala de aula por meio da proposição de atividades mão na massa alinhadas a BNCC.

Interessante, não é mesmo?

Experimentando a BNCC e Metodologias Ativas 

A plataforma Experimentando a BNCC foi desenvolvida para facilitar a inclusão de atividades de ciências em sala de aula por meio de planos de aula em vídeos.

O objetivo é entregar atividades mão na massa para serem desenvolvidas com os alunos do Ensino Fundamental 1 e, por meio delas, garantir que as crianças não só aprendam ciências, mas tenham um pensamento crítico sobre a atividade desenvolvida e sobre a vida.  

As videoaulas são pautadas em Metodologias Ativas, que visam desenvolver a autonomia e o protagonismo do estudante durante seu período na escola.

Os alunos são encorajados a desempenhar um papel mais ativo no seu próprio processo de aprendizagem, enquanto os professores assumem o papel de orientadores, acompanhando o desenvolvimento prático do que foi ensinado.  

A importância de Metodologias Ativas no Ensino Fundamental 

O momento de aprendizagem de conceitos científicos em sala de aula é uma oportunidade para preparar os alunos para os desafios que os aguardarão quando crescerem, desenvolvendo habilidades sociais, pessoais e tecnológicas desde cedo.

Dessa forma, as metodologia ativas são uma poderosa aliada na construção de projetos STEAM – um acrônimo em inglês para ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática – que ao integrar os conhecimentos dessas áreas, colabora nessa missão ao estimular a proatividade, promover a inovação, cultivar a empatia e fomentar a criatividade, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades e atitudes essenciais para que os alunos se tornem bons adultos, críticos e bem capacitados.  

Escola de Inventor e Fundação Siemens 

Uma plataforma digital aberta e gratuita para que o professor possa se inspirar e criar uma série de atividades “mão na massa” ligadas às habilidades de Ciências que precisam ser desenvolvidas com os alunos, seguindo as diretrizes da BNCC, a Base Nacional Comum Curricular.

Batizada de Experimentando a BNCC, a parceria desenvolvida entre a Fundação Siemens e a Escola de Inventor vai incrementar o trabalho de docentes que precisam compartilhar conhecimento e fazer com que estudantes desenvolvam competências e habilidades esperadas ao longo da escolaridade básica, trazendo a aprendizagem criativa, a investigação e a experimentação. 

“Essa metodologia de experimentação científica, através da plataforma que é 100% gratuita, traz instrumentalidade aos professores para que possam desenvolver em seus alunos um melhor entendimento do mundo, por meio da aprendizagem criativa”, diz Livia Ribeiro Viana, da Fundação Siemens.

“Esse projeto teve o desafio de se reestruturado durante a pandemia, sendo construído a partir das práticas trazidas pelo Projeto Experimento original, mas acrescidas de novas atividades mão na massa em vídeo, que podem ser acessadas pelos professores diretamente na plataforma”, diz João Guilherme Camargo dos Santos, da Escola de Inventor.  

Experimentando a BNCC na sua escola  

A plataforma Experimentando a BNCC é um recurso educacional aberto e totalmente gratuito, que possui o objetivo de ajudar professores do Ensino Fundamental 1 a inserirem atividades mão na massa dentro de sala de aula, com planos de aula em vídeo que abrangem todas as habilidades específicas de ciências da BNCC. 

E para isso, a Escola de Inventor busca Secretarias de Educação que tenham interesse em receber acompanhamento para implementação do conteúdo disponível na plataforma de forma 100% gratuita, incluindo a formação dos professores, acompanhamento e suporte durante todo o ano de 2024.  

Caso tenha interesse em transformar a forma de ensinar ciências em sala de aula, entre em contato conosco!
E-mail: joao@escoladeinventor.com.br 
WhatsApp: 16 98131-3197