Saber o que ensinar em Ciências pode ter ficado mais simples após a criação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), um documento normativo que define os conteúdos essenciais a serem trabalhados em todos os níveis de ensino nas escolas brasileiras. O objetivo da BNCC é garantir a aprendizagem e o desenvolvimento pleno dos estudantes brasileiros, a fim de promover a igualdade no sistema educacional. 

O ensino de conhecimentos científicos não precisa ser maçante e nem conteudista, sendo possível melhorar a experiência em sala de aula e colaborar na construção de uma sociedade mais empática e com adultos mais criativos. A Escola de Inventor identificou como potencializar o aprendizado do aluno no que diz respeito às Ciências a partir de atividades mão na massa por meio da Cultura Maker. 

A partir desse princípio, desenvolveu a plataforma Experimentando a BNCC, que é aberta, totalmente gratuita e voltada para o Ensino Fundamental I. Entenda agora como experimentar a BNCC de forma prática e com atividades mão da massa!

BNCC e Cultura Maker

A Cultura Maker surgiu nos Estados Unidos nos anos 60 e tem como princípio trabalhar atividades que estimulem a criatividade, inovação, colaboração e empreendedorismo. Isso porque as tarefas são projetadas para estimular a resolução de problemas atuais, proporcionando um ambiente propício para o surgimento de ideias inovadoras e soluções criativas durante as aulas.  

Parece incrível, não é? No entanto, historicamente, esse modelo de ensino sempre foi visto como adequado apenas para atividades extracurriculares ou à educação não formal. O que nós precisamos reforçar é que a Cultura Maker é uma excelente oportunidade de construir e personalizar experiências em sala de aula.  

Por meio da plataforma Experimentando a BNCC — e a partir das habilidades essenciais que constam no documento oficial — é possível trazer as atividades mão na massa para dentro da sala de aula!

Experimentando a BNCC com atividades mão na massa

A plataforma Experimentando a BNCC possui planos de aulas em vídeos com atividades mão na massa alinhadas a cada uma das habilidades específicas de Ciências da Natureza recomendadas pela Base Nacional Comum Curricular.  

Então, vejamos: de acordo com a BNCC, no segundo ano do Ensino Fundamental (EF02CI04), o aluno deve aprender a descrever características das plantas e animais —como o tamanho, a forma, a cor, fase da vida, local onde se desenvolvem, entre outros pontos — que fazem parte do seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que vivem.  

A atividade que elaboramos para desenvolver essa habilidade é “Quais folhas encontro pelo caminho?”, que traz uma maneira de transformar esse conteúdo em mão na massa, com algo mais interativo e que colabore com a aprendizagem significativa da criança. 

O objetivo é construir um catálogo de folhas — a partir das plantas da casa do aluno ou de um local escolhido pelo professor. Após isso, eles vão desenhar em um papel as folhas escolhidas, desenvolvendo a habilidade proposta de acordo com a BNCC e aproveitando a oportunidade para os alunos exercitarem a criatividade.  

Ao acessar nossas videoaulas, perceba a possibilidade de vincular os conteúdos com qualquer material escolar, uma vez que as atividades desenvolvidas têm a BNCC como guia.

Experimentando a BNCC na sua escola

A plataforma Experimentando a BNCC é um recurso educacional aberto e totalmente gratuito desenvolvido pela Escola de Inventor, que possui o objetivo de ajudar professores do Ensino Fundamental I a inserirem atividades mão na massa dentro de sala de aula, com planos de aula em vídeo que abrangem todas as habilidades específicas de Ciências da Natureza da BNCC. 

Para isso, a Escola de Inventor busca Secretarias de Educação que tenham interesse em receber acompanhamento para implementação do conteúdo disponível na plataforma de forma 100% gratuita, incluindo a formação dos professores, acompanhamento e suporte durante todo o ano de 2024.  

Transforme o jeito de ensinar Ciências em sala de aula. Entre em contato conosco:  

E-mail: contato@escoladeinventor.com.br 
WhatsApp: 16 98131-3197