PISA 2022: Como metodologias ativas podem ajudar o Brasil a subir no ranking mundial?
Os resultados do PISA 2022 saíram e, mais uma vez, o Brasil não ocupou posições satisfatórias no ranking mundial, ficando abaixo da média. O Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA, sigla em inglês), aplicado a cada três anos, é um dos principais exames educacionais do mundo realizado pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
O objetivo dessa avaliação é identificar se as crianças e adolescentes do Ensino Fundamental dominam habilidades e competências nas áreas de leitura, matemática e ciências que são essenciais para um convívio pleno na sociedade. Com isso, eles analisam se os alunos possuem a capacidade de interpretar e desenvolver ideias aplicáveis no cotidiano com o uso do pensamento crítico.
Na última edição, realizada em 2022, vimos que os jovens brasileiros não desempenham esse papel ainda. Dentre os 81 países participantes, o Brasil ocupou a 52° posição em leitura, 62° em ciências e 65° em matemática, ficando abaixo da média geral em todas as categorias. Esses resultados obtidos pelo PISA indicam que é necessário trabalharmos para melhorar esse cenário. Vamos começar entendendo os motivos que fazem o Brasil despencar no ranking mundial.
Por que o Brasil vai mal no PISA?
Na última aplicação do PISA, os especialistas perceberam que o Brasil não piorou nos resultados, mas permaneceu estável desde 2009. Por um lado, esse fator é animador, tendo em vista que o exame foi aplicado logo após a pandemia de Covid-19, quando as aulas presenciais foram suspensas e o ensino impactado.
Por outro lado, os resultados apresentados pelos estudantes brasileiros sempre foram abaixo da média. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto de Ensino e Pesquisa de São Paulo (INSPER – Centro de Políticas Públicas), “Por que o Brasil vai mal no PISA? Análise dos Determinantes do Desempenho no Exame”, os alunos brasileiros não apresentam um bom resultado porque grande parte deles não conseguem chegar ao fim da prova.
Isso se deve ao fato de os jovens demorarem para entender o enunciado da questão e, consequentemente, para desenvolver o raciocínio lógico sobre a resposta. Os autores do estudo apontam que o mal desempenho está relacionado aos níveis de habilidades cognitivas.
Ou seja, é essencial que os professores trabalhem de forma que os alunos entendam vocabulário, lógica e leitura e interpretação de texto no ensino fundamental. E aqui, a plataforma Experimentando a BNCC pode ser uma excelente aliada.
Experimentando a BNCC com metodologias ativas
O que vimos nos resultados do PISA 2022 é um norte para começarmos a repensar em como os conteúdos estão sendo trabalhados em sala de aula. Cada vez mais, o ensino não deve ser voltado apenas à transmissão de conhecimento pelo professor, mas para estimular os alunos a trabalharem o pensamento crítico e saberem como utilizar tudo que é aprendido na escola no seu dia a dia.
Por meio da plataforma Experimentando a BNCC, desenvolvida pela Escola de Inventor com apoio e investimento da Fundação Siemens, é possível trabalhar metodologias ativas que estimulam o aluno a pensar de forma crítica que vá além das fórmulas de ciências, promovendo a criatividade, inovação, colaboração e o empreendedorismo.
Os planos de aula em vídeo disponíveis são gratuitos e desenvolvidos em concordância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Usando-a de suporte, professores podem trabalhar metodologias ativas fazendo com que as crianças do Ensino Fundamental I aprendam de forma mão na massa, auxiliando na promoção do Letramento Científico dos alunos e estimulando-os a criarem as bases de conhecimento prático, auxiliando-os a terem um desempenho melhor em avaliações, como a do PISA.
Experimentando a BNCC na sua escola
Temos mais dois anos pela frente para trabalharmos a forma de ensinar ciências dentro da sala de aula e mudarmos a posição do Brasil no ranking mundial do PISA. Para isso, a Escola de Inventor busca por Secretarias de Educação que tenham interesse em receber acompanhamento para implementação do conteúdo disponível na plataforma de maneira 100% gratuita, incluindo a formação dos professores, acompanhamento e suporte durante todo o ano de 2024.
Transforme o jeito de ensinar ciências em sala de aula. Entre em contato conosco:
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