As crianças que atualmente frequentam o Ensino Fundamental representam o futuro profissional do país. Embora essa afirmação possa parecer óbvia, sua importância é muitas vezes subestimada no contexto educacional diário, o que pode se tornar uma armadilha para os professores. Afinal, a maneira como instruímos esses alunos hoje terá um impacto direto e significativo em seus futuros individuais, tanto pessoal quanto profissional, e no desenvolvimento global da sociedade. 

Trabalhar com abordagens STEAM (acrônimo para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática) é uma maneira de transformar as experiências escolares e preparar os estudantes para os desafios da vida. Continue lendo este artigo para entender mais sobre como a Educação STEAM e as metodologias ativas podem impulsionar o futuro dos alunos e abrir portas no mercado de trabalho.

Educação STEAM e o mercado de trabalho

De acordo com o estudo realizado pela Conferência Nacional da Indústria (CNI), “Educação STEAM – Insumos para a construção de uma agenda para o Brasil”, as metodologias STEAM propõem um projeto educacional interdisciplinar dinâmico, que valoriza a experimentação, criatividade, autonomia, pensamento crítico, entre outras habilidades importantes que se tornam critérios essenciais para a entrada no mercado de trabalho. 

No Brasil, a abordagem STEAM avança nas escolas, ainda, de forma extracurricular. Segundo o estudo da CNI, as iniciativas se concentram em três frentes principais: programas educacionais de organizações não governamentais (ONGs); empresas educacionais com produtos STEAM; e colégios privados com atividades STEAM nos currículos.  

Como forma de subsidiar a construção de uma agenda nacional, os projetos STEAM Territory e a Escola de Inventor, apoiados pela Fundação Siemens, foram apontados no estudo como exemplos de iniciativas com abordagens STEAM que visam desenvolver as crianças para que se tornem adultos plenos na sociedade.  

O objetivo desses projetos sempre foi o mesmo: atuar na educação básica, onde se encontra o problema inicial acerca da dificuldade de encontrar profissionais mais criativos, com pensamento crítico e mais dispostos a solucionar problemas. É aqui que as metodologias ativas atuam.  

De forma mais criativa e que encanta as crianças, a educação por meio da abordagem STEAM pode alavancar o nível de formação dos jovens para o mundo do trabalho e para a vida em sociedade. Olhando para fora, diversos países estão ampliando essa agenda através de ações que integram governo, empresas e comunidade escolar, todos interessados em atingir melhores resultados na educação. O Brasil não vai ficar de fora, pode ter certeza.

O que a educação STEAM promove nas escolas? 

Ainda de acordo com o estudo qualitativo apresentado pela CNI, a partir de uma pesquisa realizada com 20 escolas de Ensino Médio nos Estados Unidos, foram identificados elementos-chave que podem ser considerados alguns dos pilares do movimento educacional STEAM. 

  • Aprendizagem baseada em problemas (PBL, na sigla em inglês): alunos resolvem problemas para atingir objetivos em comum, sendo projetos mais extensos ou resolvidos em apenas uma aula;  
  • Personalização do aprendizado: adequa-se o aprendizado às características individuais dos alunos; 
  • Carreira, tecnologias e habilidades para a vida: são desenvolvidas habilidades úteis para qualquer local de trabalho, como comunicação e gestão do tempo; 
  • Fundamentos do trabalho em equipe: comportamentos alinhados, como a colaboração entre as pessoas da equipe e desenvolvimento de lideranças.  

Esses fatores são reconhecidos como pilares de uma escola onde se aplica a educação STEAM. Tais pilares são ferramentas essenciais para auxiliar o desenvolvimento das crianças e preparar os jovens para a vida adulta de forma mais assertiva, desenvolvendo habilidades cognitivas e socioemocionais fundamentais para que tenham boa performance no mercado de trabalho futuramente.

Experimentando a BNCC: comece a utilizar a abordagem STEAM na sua escola

Vimos que o Brasil continua mal no ranking mundial de acordo com a avaliação do PISA 2022 (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Com a educação STEAM, é possível elevar a qualidade da educação no Brasil e aumentar o desenvolvimento econômico e social do país. Isso porque o uso de metodologias ativas desde o Ensino Fundamental pode impactar diretamente em como o aluno chegará no mercado de trabalho: mais criativo, proativo, disposto a solucionar problemas e com um pensamento mais crítico.  

O projeto Experimentando a BNCC é um recurso educacional aberto e totalmente gratuito desenvolvido pela Escola de Inventor, que possui o objetivo de ajudar professores do Ensino Fundamental I a inserirem atividades mão na massa dentro de sala de aula, com planos de aula em vídeo que abrangem todas as habilidades específicas de Ciências da Natureza da BNCC, que propiciam que professores e alunos vivenciem a experiência de ensino-aprendizagem de forma mais ativa. 

E para isso, a Escola de Inventor busca Secretarias de Educação que tenham interesse em receber acompanhamento para implementação do conteúdo disponível na plataforma de forma 100% gratuita, incluindo a formação dos professores, acompanhamento e suporte durante todo o ano de 2024.  

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